As Origens do Teatro Musical e a sua Evolução

O teatro musical é uma forma de teatro que emprega três tipos e arte: a música, a dança e a representação numa performance sustentada e convincente. É uma produção musical que utiliza canções do estilo popular e diálogos falados.

Ninguém sabe ao certo onde e quando é que isto começou mas já na Grécia Antiga existiam peças com canções realizadas em homenagens as deuses, em Roma as comédias que incluíam canções e coreografias mas a música desta época já não se faz o que nos impossibilita de qualquer influência directa ao desenvolvimento do teatro musical moderno.

A primeira obra que se aproxima deste contexto é uma burletta chamada The Beggar’s Opera ( A Ópera do Mendigo). Composta em 1728 por John Gay em Inglaterra com canções populares da época e novas letras, fala-nos de um enredo satírico sobre cidadãos respeitáveis que não eram melhores que os ladrões. Mas são as operettas francesas e as vienenses dessa altura (séc.XVIII) que podem ser consideradas uma das raízes do Teatro musical.Os primeiros musicais a alcançar popularidade internacional foram as obras satíricas de Jaques Offenbach e as comédias românticas de Johann Strauss II.

Satire, Customer: Archibald Grant. There are s...

Muitos dos musicais que se seguiram eram basicamente uma variação do vaudeville. (Uns dizem que é a evolução de voix de ville, gíria francesa para canção da cidade, outros afirmam que vem de vaux de vir, nome alusivo a um género de canções satíricas muito populares no final do séc.XV no Vale de Vira, Normandia)

Em 1927 com o Show Boat de Hammerstein e Kern, deu-se uma grande revolução. Até a esta altura, dava-se o nome de musical ás óperas cómicas, operettas, ópera bufas, burlesco, burletta, estravaganza e comédia musical. O próprio Shakespear dizia “uma rosa, se tivesse qualquer outro nome, teria o mesmo cheiro”.

Show_Boat

Mas com esta revolução conseguimos pelo menos diferenciar teatro musical de comédia musical. Agora, a história era o mais importante, todo o resto devia andar em função desta. O teatro musical desenvolvia situações dramáticas verdadeiras, baseando-se tanto na história como na literatura, enquanto que a comédia musical tinha como objectivo dedicar-se ao entretenimento.

Os musicais tiveram um grande desenvolvimento na América durante o séc.XIX. A década de 50 ficou marcada pela música da Brodway que na altura era a mais popular no mundo ocidental, com canções e danças memoráveis. Já em 1960 quem teve este protagonismo foi o Musical Rock Hair devia à mudança de gostos musicais na população.

Para o final do século, na década de 80, foi em Inglaterra que surgiram grandes obras que ainda hoje ouvimos e assistimos. Desses grandes musicais contam-se o Cats, Fantasma da Ópera, Les miserables entre outros.

Cover of

Como podemos verificar, o teatro musical sempre foi uma forma de arte que a população procurou e ao longo dos tempos. Assim como em todas as outras coisas, também precisou de sofrer algumas mudança à medida que o tempo foi passando para poder acompanhar o público mas acho curioso como é que com o passar de tantas gerações continuamos a procurar o mesmo que os nossos antepassados apenas de uma maneira diferente porque  gosto pela arte, a paixão por descobrir coisas novas continuam as mesmas.                                                                  Fonte: Musical em Bom Português

Rita Azevedo, A65950

UM 2012/2013

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

<span>%d</span> bloggers like this: